META
1
Objetivo:
Levantar os temas de
interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um
Projeto de Aprendizagem nas turmas.
Período
de realização:
12 de abril a 18 de maio
Descrição
sobre o desenvolvimento da meta:
Inicialmente, reuni meus
alunos do 7º ano e solicitei que os mesmos falassem sobre quais assuntos
gostariam de aprender mais, sobre quais perguntas teriam curiosidade de
pesquisar. Nesse primeiro momento, eles não sabiam o que dizer, foi muito
difícil conseguir que um aluno colaborasse com a primeira pergunta, pois eles
estão tão acostumados em simplesmente receberem algo pronto que quando são
questionados não sabem o que fazer. No entanto, após a disparada da primeira
pergunta e o entendimento de que não havia questão certa ou errada, as
perguntas começaram a surgir com maior facilidade e os alunos sentiram-se mais
confiantes em falarem o que realmente os intrigava.
Após esse primeiro
momento, listei as questões e pedi para que cada aluno escolhesse as que mais
gostou, as que mais tinha interesse. Após esse levantamento, como a grande
maioria da turma votou na mesma questão achei que seria interessante que a toda
a turma trabalhasse com a mesma pergunta: O que acontece depois que morremos?
Porém, após a primeira
aula presencial com a professora Liliana e ao ouvir os relatos das demais
colegas de PEAD, percebi que havia cometido um erro, pois o fato de toda a
turma trabalhar a mesma questão iria inviabilizar o comprometimento e a
participação de todos os envolvidos.
Passado esse momento,
voltei para minha sala de aula e refiz essa etapa. Dividi os alunos em pequenos
grupos, de acordo com suas afinidades e pedi para que cada grupo fizesse o
levantamento sobre quais perguntas gostariam de achar a resposta. Percebi que,
dessa nova maneira, os alunos se sentiram mais à vontade e foram muito mais
participativos. Ao fim dessa atividade, solicitei que, entre todas as questões
levantadas por cada grupo, cada um escolhesse somente uma para pesquisar. Então,
como foram formados quatro grupos, obtive quatro perguntas de pesquisa:
1 – Qual o sentido da
vida?
2 – Quem pode comprovar
que Jesus era um ser humano?
3 – O que aconteceria se
as prefeituras parassem de dar verbas escolares?
4 – De onde veio o
universo antes do Big Bang?
Apesar das quatro questões
serem as questões selecionadas pelos alunos, a questão número 1 a questão
número 2 foram refeitas pelos grupos, pois, após ler as considerações da
professora Liliana percebi que as mesmas se tratavam de questões que não podiam
ser respondidas, o que acarretaria frustação dos mesmos ao realizarem o
projeto.
Então, ao finalizar a
meta 1 haviam as seguintes perguntas:
1 – O que causa depressão
nas pessoas?
2 – Por que a água do mar
é salgada?
3 – O que aconteceria se
as prefeituras parassem de dar verbas escolares?
4 – De onde veio o
universo antes do Big Bang?
Atividades
realizadas:
·
Apresentação da proposta de trabalho
através de uma conversa informal;
·
Motivação para que os alunos expusessem
suas dúvidas/curiosidades;
·
Levantamento de perguntas;
·
Seleção das perguntas de pesquisas;
META
2
Objetivo:
Elaborar um Inventário de
Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem
validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
Período
de realização:
8 de maio a 19 de maio
Descrição
sobre o desenvolvimento da meta:
Como cada grupo já havia
selecionado a sua pergunta de pesquisa, entreguei para eles uma folha e pedi
que eles escrevessem na frente tudo o que sabiam sobre a pergunta que haviam
formulado e, no verso, que escrevessem tudo o que ainda não sabiam sobre a
pergunta.
No início foi um pouco
difícil desenvolver essa atividade, pois os alunos ainda achavam que existia
certo e errado para a construção dessa etapa do trabalho. Apesar de circular
pelos grupos, ao final do primeiro momento, cada grupo formulou apenas uma
certeza e uma dúvida.
Num segundo momento, devolvi
as folhas para cada grupo e solicitei que os mesmos escrevessem mais sobre cada
assunto, também os motivei dizendo que não havia certo ou errado e que enquanto
circulava pelos grupos na aula anterior havia ouvido muitas frases que se
“encaixariam” no trabalho e que, no entanto, não haviam aparecido no mesmo.
Ao final, os alunos
desenvolveram as seguintes dúvidas e certezas:
Grupo
1:
Pergunta
de pesquisa: O que causa depressão nas pessoas?
Certezas:
1 – A depressão é uma
doença que deixa a pessoa revoltada, oprimida, triste e tenta suicídio.
2 – Existem remédios para
se tratar.
3 – Para algumas pessoas
não tem cura.
Dúvidas:
1 – De onde ela vem?
2 – Como ela acontece?
Grupo
2:
Pergunta
de pesquisa: Por que a água do mar é salgada?
Certezas:
1 – A água do mar é
salgada.
2 – O mar tem muitos
animais.
3 – Há muitos lagos de
água doce.
4 – Há muitos animais de
água doce.
Dúvidas:
1 – Por que no nosso
planeta tem água doce e água salgada?
2 – Por que alguns
animais de água doce não sobrevivem no mar?
3 – Por que os animais do
mar não vivem na água doce?
Grupo
3:
Pergunta
de pesquisa: O que aconteceria se a prefeitura parasse de dar verbas escolares?
Certezas:
1 – Não iria mais ter
funcionários na escola.
2 – Eles irão ficar sem
matérias escolares, sem livros didáticos.
3 – Ficaríamos sem
comida.
4 – Não teria transporte.
5 – Ficaríamos sem vaga
na escola.
6 – Sem um ensino e
educação.
Dúvidas:
1 – O que iríamos fazer
sem ensino e aprendizagem?
Grupo
4:
Pergunta
de pesquisa: De onde veio o universo antes do Big Bang?
Certezas:
1 – Antes do Big Bang não
havia o que tem hoje.
Dúvidas:
1 – Mas já existia a
Terra antes do Big Bang?
Atividades
realizadas:
·
Levantamento sobre o que eles já sabiam
(certezas) e sobre o que eles ainda não sabiam (dúvidas);
·
Motivação para que colocassem no papel
tudo o que haviam falado, entendendo que não havia certo ou errado.
META
3
Objetivo:
Construir, com os/as
alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as
a sintetizar e relacionar aprendizagens.
Período
de realização:
29 de maio a 9 de junho
Descrição
sobre o desenvolvimento da meta:
Inicialmente, conversei
com os alunos que eles deveriam organizar em uma folha todas as informações
formuladas até então. Ao perceber que eles nunca haviam feito isso, decidi
construir um mapa conceitual utilizando o trabalho de um grupo como exemplo.
Então, em conjunto com os alunos, no quadro, fui organizando as informações e
fazendo as relações entre elas para que os alunos entendessem qual era a
atividade proposta.
Logo após, cada grupo
recebeu uma folha em branco para que construísse o seu mapa conceitual. Durante
toda a atividade eu ia passando pelos grupos, ouvindo-os e questionando-os
sobre o que estavam fazendo. Percebi que uma intensa interação entre eles fazendo
com que fossem além do que já haviam construído. Algumas vezes fui questionada
e tentei ajudá-los da melhor maneira.
Atividades
realizadas:
·
Construção de um mapa conceitual coletivo
(como exemplo);
·
Construção dos mapas conceituais em cada
grupo;
META
4
Objetivo:
Elaborar o Plano de Ação
retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por
desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um
único documento.
Período
de realização:
05 de junho a 15 de junho
Descrição
sobre o desenvolvimento da meta:
Para realizar essa meta,
retomei todas as atividades que já foram desenvolvidas através da leitura do
blog e do Moodle e organizei as informações em um único documento.
Atividades
realizadas:
·
Leitura do blog;
·
Leitura das orientações contidas no
Moodle;
·
Construção do Plano de Ação.
Oi Renata, a evolução do PA está muito boa.Conseguiste perceber o envolvimento dos alunos e isto é muito bom para que o PA atinja seu objetivo. E dentro dos questionamentos deles, o que tu percebeste como mais inquietante? Houve necessidade de retomares e refletires com eles algumas questões ou não foi necessário? abs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirAlgumas questões levantadas por eles no início me deixaram bastante preocupada, pois não sabia como conduzir o projeto a partir de então. Eram questões de ordem subjetiva, as quais não conseguiríamos responder. Mas com a ajuda da professora, fui orientada a retomá-las e melhorá-las, no entanto os alunos acharam melhor escolher outra das questões que haviam levantado.