quinta-feira, 15 de junho de 2017

Plano de Ação - Renata

META 1

Objetivo:
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas.

Período de realização:
12 de abril a 18 de maio

Descrição sobre o desenvolvimento da meta:
Inicialmente, reuni meus alunos do 7º ano e solicitei que os mesmos falassem sobre quais assuntos gostariam de aprender mais, sobre quais perguntas teriam curiosidade de pesquisar. Nesse primeiro momento, eles não sabiam o que dizer, foi muito difícil conseguir que um aluno colaborasse com a primeira pergunta, pois eles estão tão acostumados em simplesmente receberem algo pronto que quando são questionados não sabem o que fazer. No entanto, após a disparada da primeira pergunta e o entendimento de que não havia questão certa ou errada, as perguntas começaram a surgir com maior facilidade e os alunos sentiram-se mais confiantes em falarem o que realmente os intrigava.
Após esse primeiro momento, listei as questões e pedi para que cada aluno escolhesse as que mais gostou, as que mais tinha interesse. Após esse levantamento, como a grande maioria da turma votou na mesma questão achei que seria interessante que a toda a turma trabalhasse com a mesma pergunta: O que acontece depois que morremos?
Porém, após a primeira aula presencial com a professora Liliana e ao ouvir os relatos das demais colegas de PEAD, percebi que havia cometido um erro, pois o fato de toda a turma trabalhar a mesma questão iria inviabilizar o comprometimento e a participação de todos os envolvidos.
Passado esse momento, voltei para minha sala de aula e refiz essa etapa. Dividi os alunos em pequenos grupos, de acordo com suas afinidades e pedi para que cada grupo fizesse o levantamento sobre quais perguntas gostariam de achar a resposta. Percebi que, dessa nova maneira, os alunos se sentiram mais à vontade e foram muito mais participativos. Ao fim dessa atividade, solicitei que, entre todas as questões levantadas por cada grupo, cada um escolhesse somente uma para pesquisar. Então, como foram formados quatro grupos, obtive quatro perguntas de pesquisa:
1 – Qual o sentido da vida?
2 – Quem pode comprovar que Jesus era um ser humano?
3 – O que aconteceria se as prefeituras parassem de dar verbas escolares?
4 – De onde veio o universo antes do Big Bang?
Apesar das quatro questões serem as questões selecionadas pelos alunos, a questão número 1 a questão número 2 foram refeitas pelos grupos, pois, após ler as considerações da professora Liliana percebi que as mesmas se tratavam de questões que não podiam ser respondidas, o que acarretaria frustação dos mesmos ao realizarem o projeto.
Então, ao finalizar a meta 1 haviam as seguintes perguntas:
1 – O que causa depressão nas pessoas?
2 – Por que a água do mar é salgada?
3 – O que aconteceria se as prefeituras parassem de dar verbas escolares?
4 – De onde veio o universo antes do Big Bang?

Atividades realizadas:
·         Apresentação da proposta de trabalho através de uma conversa informal;
·         Motivação para que os alunos expusessem suas dúvidas/curiosidades;
·         Levantamento de perguntas;
·         Seleção das perguntas de pesquisas;

META 2

Objetivo:       
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.

Período de realização:
8 de maio a 19 de maio

Descrição sobre o desenvolvimento da meta:
Como cada grupo já havia selecionado a sua pergunta de pesquisa, entreguei para eles uma folha e pedi que eles escrevessem na frente tudo o que sabiam sobre a pergunta que haviam formulado e, no verso, que escrevessem tudo o que ainda não sabiam sobre a pergunta.
No início foi um pouco difícil desenvolver essa atividade, pois os alunos ainda achavam que existia certo e errado para a construção dessa etapa do trabalho. Apesar de circular pelos grupos, ao final do primeiro momento, cada grupo formulou apenas uma certeza e uma dúvida.
Num segundo momento, devolvi as folhas para cada grupo e solicitei que os mesmos escrevessem mais sobre cada assunto, também os motivei dizendo que não havia certo ou errado e que enquanto circulava pelos grupos na aula anterior havia ouvido muitas frases que se “encaixariam” no trabalho e que, no entanto, não haviam aparecido no mesmo.
Ao final, os alunos desenvolveram as seguintes dúvidas e certezas:

Grupo 1:
Pergunta de pesquisa: O que causa depressão nas pessoas?
Certezas:
1 – A depressão é uma doença que deixa a pessoa revoltada, oprimida, triste e tenta suicídio.
2 – Existem remédios para se tratar.
3 – Para algumas pessoas não tem cura.
Dúvidas:
1 – De onde ela vem?
2 – Como ela acontece?

Grupo 2:
Pergunta de pesquisa: Por que a água do mar é salgada?
Certezas:
1 – A água do mar é salgada.
2 – O mar tem muitos animais.
3 – Há muitos lagos de água doce.
4 – Há muitos animais de água doce.
Dúvidas:
1 – Por que no nosso planeta tem água doce e água salgada?
2 – Por que alguns animais de água doce não sobrevivem no mar?
3 – Por que os animais do mar não vivem na água doce?

Grupo 3:
Pergunta de pesquisa: O que aconteceria se a prefeitura parasse de dar verbas escolares?
Certezas:
1 – Não iria mais ter funcionários na escola.
2 – Eles irão ficar sem matérias escolares, sem livros didáticos.
3 – Ficaríamos sem comida.
4 – Não teria transporte.
5 – Ficaríamos sem vaga na escola.
6 – Sem um ensino e educação.
Dúvidas:
1 – O que iríamos fazer sem ensino e aprendizagem?

Grupo 4:
Pergunta de pesquisa: De onde veio o universo antes do Big Bang?
Certezas:
1 – Antes do Big Bang não havia o que tem hoje.
Dúvidas:
1 – Mas já existia a Terra antes do Big Bang?

Atividades realizadas:
·         Levantamento sobre o que eles já sabiam (certezas) e sobre o que eles ainda não sabiam (dúvidas);
·         Motivação para que colocassem no papel tudo o que haviam falado, entendendo que não havia certo ou errado.

META 3

Objetivo:
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.

Período de realização:
29 de maio a 9 de junho

Descrição sobre o desenvolvimento da meta:
Inicialmente, conversei com os alunos que eles deveriam organizar em uma folha todas as informações formuladas até então. Ao perceber que eles nunca haviam feito isso, decidi construir um mapa conceitual utilizando o trabalho de um grupo como exemplo. Então, em conjunto com os alunos, no quadro, fui organizando as informações e fazendo as relações entre elas para que os alunos entendessem qual era a atividade proposta.
Logo após, cada grupo recebeu uma folha em branco para que construísse o seu mapa conceitual. Durante toda a atividade eu ia passando pelos grupos, ouvindo-os e questionando-os sobre o que estavam fazendo. Percebi que uma intensa interação entre eles fazendo com que fossem além do que já haviam construído. Algumas vezes fui questionada e tentei ajudá-los da melhor maneira.

Atividades realizadas:
·         Construção de um mapa conceitual coletivo (como exemplo);
·         Construção dos mapas conceituais em cada grupo;

META 4

Objetivo:
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.

Período de realização:
05 de junho a 15 de junho

Descrição sobre o desenvolvimento da meta:
Para realizar essa meta, retomei todas as atividades que já foram desenvolvidas através da leitura do blog e do Moodle e organizei as informações em um único documento.

Atividades realizadas:
·         Leitura do blog;
·         Leitura das orientações contidas no Moodle;

·         Construção do Plano de Ação.

3 comentários:

  1. Oi Renata, a evolução do PA está muito boa.Conseguiste perceber o envolvimento dos alunos e isto é muito bom para que o PA atinja seu objetivo. E dentro dos questionamentos deles, o que tu percebeste como mais inquietante? Houve necessidade de retomares e refletires com eles algumas questões ou não foi necessário? abs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Algumas questões levantadas por eles no início me deixaram bastante preocupada, pois não sabia como conduzir o projeto a partir de então. Eram questões de ordem subjetiva, as quais não conseguiríamos responder. Mas com a ajuda da professora, fui orientada a retomá-las e melhorá-las, no entanto os alunos acharam melhor escolher outra das questões que haviam levantado.

      Excluir

Plano de Ação - Renata

META 1 Objetivo: Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprend...