segunda-feira, 8 de maio de 2017






                                              REPENSANDO


                Durante a semana que passou refletimos novamente a respeito de como estávamos procedendo na realização dos nossos projetos. Como trabalhamos na mesma escola e nos encontramos diariamente tivemos a oportunidade de discutir e reelaborar a nossa meta 1.
                Eu Cândida achei melhor separar os alunos em grupos e pedir que cada grupo selecionasse uma pergunta ou formulasse outra para ser utilizada como pergunta de pesquisa.
                Já eu Renata, pedi para que cada grupo levantassem novas perguntas que poderiam ser as mesmas  e  selecionassem uma delas para  dar início ao projeto.
                Percebemos que os alunos ficaram muito mais motivados estando trabalhando em pequenos grupos e por estarem agrupados por afinidades e interesse.
                As áreas de interesse expandiram-se e os alunos definiram as seguintes perguntas de pesquisa:
Alunos do 7º ano professora Renata:
·         Qual o sentido da vida?
·         Quem pode comprovar que Jesus era um ser humano?
·         O que aconteceria se as prefeituras parassem de dar verbas escolares?
·         De onde veio o universo antes do big bang?

Alunos do 8º ano professora Cândida:
·         Por que a sociedade é tão preconceituosa?
·         É possível migrar para Marte?
·         É possível um ser humano usar 100 % da capacidade cerebral?
·         O que é a diabete tipo 1 ?



2 comentários:

  1. caras, parabéns pelo trabalho colaborativo que estão desenvolvendo. Meu comentário está agora orientado às perguntas que emergiram no sentido de auxiliar vocês a orientar seus alunos. Percebo que embora algumas perguntas sejam importantes, elas não são boas perguntas para Projetos de Aprendizagem por não gerarem uma pergunta exequível. Como por exemplo "qual o sentido da vida" ela se torna impossível de responder pois se trata de uma pergunta metafísica, que ultrapassa as possibilidades de construir uma resposta. Então vocês devem levar os alunos a melhorarem suas perguntas, para evitar que se sintam frustrados ao final do projeto. Assim, as duas primeiras perguntas do sétimo ano poderiam ser melhoradas ajudando os alunos a uma construção de perguntas mais claras, concretas. O mesmo acontece com as perguntas sobre preconceito do oitavo ano. Essa é mais fácil de contornar, pois poderiam mudar a pergunta para "como surge o preconceito" e de que forma se evidencia na sociedade? por exemplo. Minha preocupação maior é com a pergunta sobre o sentido da vida (que é totalmente subjetiva) e a de comprovar que jesus era humano (pois na verdade não há provas que seja um deus, é uma crença...e nem mesmo a figura histórica de jesus é verificável...ou seja é um beco sem saída uma pergunta desse tipo. Então, retomem com os alunos para que imaginem como iriam responder uma pergunta desse tipo. E partam já para a meta 2 que é a de elaborar as dúvidas e as certezas...esta etapa também ajuda a melhorar as perguntas, especialmente quando os alunos percebem suas principais dúvidas.
    bom trabalho!

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  2. Profe, tínhamos essas dúvidas, mas realizamos o trabalho antes da sua postagem. Então na próxima postagem arrumaremos.

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Plano de Ação - Renata

META 1 Objetivo: Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprend...