segunda-feira, 22 de maio de 2017

Após lermos as considerações  da professora sobre as perguntas de pesquisa, eu Renata conversei com a Cândida e concluímos que seria melhor reformular as perguntas de pesquisa explicando mais detalhadamente o que deveria ser feito.  Para isso, eu Renata  conversei com meus alunos e estimulei-os a refazerem as perguntas ( quando necessário ) e a melhorarem suas  certezas e dúvidas, pois havia percebido que eles tinham vergonha de colocá-las no papel por acharem que estavam erradas.   Para isso, utilizei-me dos exemplos que a Cândida  relatou sobre o andamento do seu trabalho.
Percebi que os alunos sentiram-se mais motivados, mais à vontade  e consequentemente  o resultado  foi melhor.  Além disso, os outros grupos também sentiram-se motivados para melhorar as suas certezas e dúvidas.

NOVAS QUESTÕES:

1-      Por que a água do mar é salgada?

CERTEZAS:
1-      A água do mar é salgada.
2-      O mar tem muitos animais.
3-      Há muitos lagos de água doce.
4-      Há muitos animais de água doce.

DÚVIDAS:
1-      Por que no nosso planeta tem água doce e água salgada?
2-      Por que alguns animais de água doce não sobrevivem no mar?
3-      Por que os animais do mar não vivem na água doce?
   
2 – O que causa depressão nas pessoas?
CERTEZAS:
1-      A depressão é uma doença que deixa a pessoa revoltada, oprimida, triste e tenta suicídio.
2-      Existem remédios para se tratar.
3-      Para algumas pessoas não tem cura.
           DÚVIDAS:
1-      De onde ela vem?
2-      Como ela acontece?

3-      O que aconteceria se a prefeitura parasse de dar verbas escolares?

CERTEZAS:
1-      Não iria mais ter funcionários na escola.
2-      Eles irão ficar sem matérias escolares, sem livros didáticos.
3-      Ficaríamos sem comida.
4-      Não teria transporte.
5-      Ficaríamos sem vaga na escola.
6-      Sem um ensino e educação.
DÚVIDAS:
1-      O que iríamos fazer sem ensino e aprendizagem?

Ao redigirmos essa postagem percebemos o avanço dos alunos mediante a reformulação das questões, formularam mais certezas e dúvidas do que tinham feito anteriormente. 
Percebemos dessa maneira que a segunda tentativa de realizar a atividade foi válida, e que muitas vezes não devemos desistir na primeira tentativa, quando algo parece não estar dando certo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plano de Ação - Renata

META 1 Objetivo: Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprend...