Disparadas as Perguntas ( Renata)
No dia 12 de abril, reuni
meus alunos do 7º ano para o levantamento das perguntas. No início, quando
questionei sobre o que gostariam de perguntar, eles não sabiam o que responder,
demostrando certa dúvida sobre a atividade proposta ou até mesmo insegurança.
Mas, logo que iniciaram
os primeiros questionamentos, todos sentiram-se à vontade e começaram a
questionar. Gostaram tanto, que não consegui terminar a atividade naquela data
e precisei concluí-la em outro período.
Questões levantadas:
1)
Qual o sentido da vida?
2)
Por que os seres humanos fazem coisas
idiotas?
3)
Por que os coreanos são tão bonitos?
4)
O que acontece depois que morremos?
5)
O que aconteceria se os seres humanos
fossem extintos?
6)
Por que a Coréia do Norte é comandada por
um imperador e a do Sul por um presidente?
7)
Por que as coreanas têm que chamar os
homens mais velhos de Oppa e os coreanos chamam os homens mais velhos de Hyung?
8)
Por que o ser humano acha que coreano e
japonês é tudo a mesma coisa?
9)
Pode haver outra era glacial?
10)
Deus existe?
11)
Como sabem que no centro da Terra existe
lava?
12)
Como o universo foi criado?
13)
Por que quando uma pessoa morre de um
jeito ruim a sua alma fica presa em algum lugar?
14)
Por que o ser humano prefere ficar em casa
assistindo séries do que fazer atividades físicas?
15)
Por que os preços aumentaram tanto?
16)
Se o ar acabasse por alguns segundos, o
que aconteceria?
17)
Por que filhotes de cachorros são tão
fofos?
18)
Por que uma pessoa fica depressiva?
19)
Por que as mães são tão brabas?
20)
Como sabem que dentro do buraco negro não tem
luz?
21)
O que aconteceria se o mundo parasse de
girar?
22)
O que leva uma pessoa a cometer suicídio?
23)
O que aconteceria se o ar acabasse?
24)
O que aconteceria se a lua não existisse?
25)
Um buraco negro pode “engolir” a Terra ou
outros planetas?
26)
O que aconteceria se as estrelas não
existissem?
27)
Como podem provar que Deus existe?
28)
Por que a religião e as ciências ficam
brigando?
29)
Como sabem que Deus criou a Terra?
30)
Como podem provar que Jesus fez aqueles
grandes feitos?
Logo após o levantamento
das questões, fiz z leitura das mesmas para os alunos e solicitei que cada um
anotasse o número da questão que gostaria de responder.
Após isso, anotei no
quadro os interesses de cada aluno, e a questão número 4 foi a mais votada, com
18 votos, sendo que a turma é composta por 20 alunos.
PERGUNTA DE PESQUISA: O que acontece
depois que morremos?
Candida e Renata...quem está fazendo este relato? ambas estão trabalhando juntas? podem deixar isso mais claro? poderiam explicitar melhor o contexto onde está sendo desenvolvido?
ResponderExcluira outra questão é porque todos os alunos foram levados a votar e não foi deixado que se formassem grupos diversificados?
A partir desse direcionamento na qual uma pergunta foi escolhida para os 20 alunos, este projeto será de que tipo? de aprendizagem? ou de outro tipo? o que vocês acham?
finalmente, não vi que o grupo tenha desenvolvido todas as reflexões solicitadas na primeira e segunda semana...acho que isso pode ter levado a antecipar a atividade das perguntas sem vocês terem certeza de como planejar essa ação...o que me dizem?
Nomeei as postagens.
ResponderExcluirEsse relato é da Renata, e cuidaremos para que isso não aconteça mais .
Meninas, acho que não me expressei corretamente, a escrita pode e deve ser colaborativa. O que não entendia era se o contexto de ambas era na mesma turma...talvez faltou uma explicação antes de dar a largada na escrita. Lembrem que eu não acompanho vocês desde o começo deste curso como seminário integrador e as vezes as coisas ficam mais complicadas para entender
ExcluirQuando solicitei aos alunos que escolhessem as perguntas que achavam mais intrigantes e que gostariam de procurar a resposta, achei interessante que a mesma pergunta tenha intrigado a todos (no dia estavam 18 alunos presentes).
ResponderExcluirDurante a aula presencial, a professora Aline comentou que o projeto poderia ser desenvolvido em grupos ou até mesmo na turma, por esse motivo uma única pergunta foi selecionada.
entendi... embora acho que poderias ter dado mais liberdade a eles. Outra questão, a pergunta escolhida o que achas? ela é uma boa pergunta para um projeto de aprendizagem:?
Excluir