Análise
do Blog
(Elaborado por
Cândida e Renata)
O nosso blog não partiu de um a dúvida particularmente
nossa, sendo que na explicação o porquê das formulações das questões não foram
explicadas claramente, sendo aleatórias e sem demonstração de intuito de dar
prosseguimento ao trabalho.
Dentre essas questões formuladas, tivemos que selecionar
10 de acordo com o nível de nosso interesse. Logo após, montamos os grupos por
interesses na mesma questão. Nesse ponto encontramos dificuldade, pois eram
questões amplas e que não haviam sido formuladas por nós.
Depois, conforme orientação, foi dado seguimento ao
trabalho, elencando as dúvidas temporárias e as certezas provisórias,
organizando essas informações num mapa conceitual. Fizemos a pesquisa de campo
através de um questionário enviado aos pais, mas não foi feito o estudo do
meio.
DIFERENÇAS
ENTRE: PROJETO DE APRENDIZAGEM
PROJETO DE ENSINO E
PROJETO DE AÇÃO
Diante do PPA
proposto conseguimos identificar teorias citadas por autores nos textos
disponibilizados para estudo.
Segundo Fernandes,
os projetos de ensino são de autoria dos professores e coordenação pedagógica,
de forma hierárquica, seguindo a sequência de conteúdos do currículo, impondo
regras, direções e atividades. Transmitindo o conhecimento para o aluno que é
simples receptor.
Já o projeto de aprendizagem é de autoria de alunos e
professores individualmente, e ao mesmo tempo em cooperação, levando em
consideração a realidade de vida do aluno, de acordo com sua curiosidade,
desejo e vontade. O aluno constrói o conhecimento sendo dessa forma agente de
sua aprendizagem, enquanto o professor é o orientador/ estimulador.
Segundo o enfoque globalizador defendido por Zabala, o
objeto de ensino é a realidade juntamente com sua compreensão, afim de
transformá-la multidisciplinarmente. Para isso acontecer, tem que partir de uma
investigação para dar respostas as questões que o seu conhecimento ou
intervenção pode provocar.
Existem 4 métodos
globalizados:
·
Centro de interesse (Decroly): partem de
um núcleo temático motivador para os alunos e,
seguindo os processos de observação, associação e expressão, integram os
conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.
·
Métodos de projetos (Kilpatrick):
elaboração de algum objeto ou na confecção de uma montagem.
·
Investigação do meio (MCE): tenta construir
o conhecimento através da sequência do método cientifico (problemas, hipóteses,
confirmação).
·
Projetos de trabalhos globais, objetivo
de reconhecer um tema que os alunos escolherem, propõe que é preciso elaborar
um dossiê ou uma monografia como resultado de uma pesquisa pessoal ou de grupo.
REFERÊNCIAS:
FAGUNDES, Léa da Cruz .
Aprendizes do futuro: as inovações
começaram!
VIDIELLA, Antoni
Zabala. La práctica educativa. Cómo
enseñar.
Meninas, quando vocês realizam a análise do PA do semestre passado apontam algo super importante. A definição das perguntas e o envolvimento. O fato das perguntas não terem sido feitas por vocês criou uma situação estranha né? Como um projeto de aprendizagem pode emergir sem o envolvimento dos participantes? a fase da elaboração das perguntas é muito importante, é a base? então se pudessem voltar no tempo o que mudariam? seria diferente se vocês tivessem envolvimento total? e agora pensando neste semestre, como farão vocês enquanto professoras para que seus alunos se envolvam? vocês diriam que o ponto de partida do trabalho de vocês deu origem a um projeto de aprendizagem ou foi um projeto de estudo dirigido ou algo similar sem atingir o que os autores denominam de projetos de aprendizagem? estou bem curiosa para escutar suas reflexões!
ResponderExcluirRespondendo ao questionamentos e comentários , o fato de realizar o PA é bem envolvente e interessante, demanda pesquisa, dedicação e estudo. Além do que consta na apresentação, fica registrado um montante de leituras que foram realizadas, mas não propriamente utilizadas, e nem esquecidas. Há um debate minucioso sobre as abordagens do assunto para não cairmos em casos que não consigamos explicar.
ExcluirPercebemos no decorrer do desenvolvimento do PA que o título é muito abrangente ( Como promover a aproximação e o comprometimento da família com a escola?) e que nos abre um enorme leque, que deixou de ser trabalhado. Achamos que agora devemos enxugar mais o título, para não deixar com impressão de inacabado, ou que deixamos de trabalhar no contexto.
A pergunta escolhida não foi realmente elaborada pelo nosso grupo, mas de forma como foi feita na aula, "escolhemos por afinidades " para trabalha-la, havendo um contexto, mas mesmo assim houve uma dedicação e participação. Só não formulamos essa questão, mas a estudamos sem problemas. Acho que na hora da escolha das questões de repente tenha sido mal interpretada /explicada, mas isso não foi determinante. Trabalhamos nele com a dedicação necessária.
Quanto a postura em sala, discutimos nossos erros no nosso PA antes de apresentar a ideia para os alunos na construção do PA deles. Acredito que não foi dirigido como não deve ser um projeto de aprendizagem, pois deixamos que eles formulassem suas questões, e o ponto de partida da escolha das questões foi a curiosidade sobre o assunto.
:-)
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